terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mídias distintas, mesmo nome. Mesma ansiedade?

Acabo de receber o livro de Gilberto G. Garbi, C.Q.D.: explicações e demonstrações sobre conceitos, teoremas e fórmulas essenciais da geometria. Editora Livraria da Física, 2010.
Sendo o livro do ano anterior ao início deste blog, fui eu que usei o mesmo nome que Garbi já usara com tanta propriedade. Isso, talvez, seja sinal de que temos a mesma preocupação com o abandono das demonstrações no nível básico.
Gentilmente, ele me ofereceu o livro. Tendo o livro em mãos, fui logo procurar os primeiros teoremas e deparei-me com o mesmo caminho traçado por meu professor de Matemática, no Canadá (colégio estadual em Santos, SP), o professor Carranca, na 3ª séria ginasial, correspondente ao 8º ano de hoje.
Uma lembrança bem mais recente me ocorreu também: o entusiasmo dos meus alunos com algumas dessas demonstrações.
Há professores que fogem do tema por achar que os alunos não irão acompanhar. Minha experiência diz o contrário. Uma das grandes dificuldades na aprendizagem de Matemática está no seu caráter cumulativo. A falta de professor por um período, um desencontro qualquer anterior podem comprometer a aprendizagem da matéria hoje. A introdução à Geometria, porém, não exige pré-requisito e estimula o aluno a raciocinar, de início, em situações bem simples.
É impressionante o entusiasmo de alguns alunos quando percebem que estão entendendo!
Vou continuar a leitura deste livro e tenho certeza de que ele vai ajudar muito o professor que pretenda levar seu aluno a pensar.
Obrigada, Garbi, não só pelo exemplar que recebi, mas por ter escrito esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário